Projeto
Para manter a violência longe e os sonhos vivos
Espaço para Juventude, no Navegantes, vai possibilitar capacitação aos adolescentes
Trabalhar o protagonismo dos jovens pelotenses é um dos objetivos do recém-inaugurado Espaço de Referência para Juventude. O local foi inaugurado na manhã de quinta-feira (27) no Navegantes, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Gonçalo. A união dos dois serviços oportuniza um maior alcance das áreas de assistência social ao município, com foco nas crianças, pré-adolescentes e adolescentes. A iniciativa se dá pela junção das secretarias de Cultura (Secult) e de Assistência Social (SAS) e resulta em um reflexo do Pelotas Pacto Pela Paz, juntamente ao ramo do Banco de Oportunidades.
O Espaço da Juventude será sede de cursos e atividades de estímulo aos jovens. Aliado ao Cras São Gonçalo, as duas iniciativas têm como base projetar os sonhos dos jovens, os mantendo distantes da violência. Para o idealizador, Pablo Salomão, coordenador de projetos da prefeitura de Pelotas, o trabalho individual de estímulo de cada adolescente é essencial. A iniciativa é um trabalho conjunto, como destacou Salomão: “Queremos fazer algo pela nossa juventude (...) Para que os jovens criem e acreditem nos seus sonhos”. A luta por espaço e por um futuro melhor é constante. A combinação do incentivo aos jovens, somada à capacitação profissional, tem como objetivo o impulso ao mercado de trabalho, além do combate à violência e à vulnerabilidade juvenil.
O Cras atende os pequenos a partir dos seis anos até os que completam 14. Sem o Espaço da Juventude, os adolescentes não possuíam um local dentro da comunidade voltado à capacitação profissional e o impulsionamento dos interesses pessoais. “Agora nós temos para onde encaminhar (os adolescentes)”, ressaltou a assistente social do Cras, Ana Lúcia Caldeiro. A Assistência social dispõe de uma equipe capacitada de educadores, pedagogos e psicólogos para os frequentadores, enquanto o novo espaço já está com inscrições abertas aos cursos de capacitação.
Mais do que a preparação profissional, a união das duas secretarias deseja abrir as portas para discussões que envolvem todo o núcleo familiar. O Círculo da Paz, com conversas coordenadas pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Foro da Comarca, é um dos braços que farão parte do novo espaço. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também está envolvida. A ideia é levar os projetos de extensão que ocorrem no Navegantes para dentro do Espaço para Juventude. O plano do Poder Público municipal é expandir a iniciativa. O núcleo Cras São Gonçalo é visto como um projeto-piloto na área de estímulo aos jovens. A iniciativa servirá como base ao Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Dunas e para o Cras Getúlio Vargas.
Processo de reforma
Iniciada em fevereiro, a construção do Espaço de Referência para Juventude foi feita pelo projeto Mão de Obra Prisional (MOP), a partir de apenados do regime semiaberto do Presídio Regional de Pelotas. Sete participantes do projeto ligados a SAS realizaram a pintura das salas e da parte externa, troca da fiação elétrica e conserto nas paredes e telhado. Outros quatro presidiários ligados à Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) auxiliaram nos serviços de limpeza, vidraças e paredes. Um dos participantes, E.B., descreve o sentimento após a inauguração em uma única palavra: gratificante. “Eu já sou mais velho, mas sinto que reformar algo que será usado pelos jovens é muito gratificante”, reforçou. Ele faz parte do MOP há dois meses, participando também de outras reformas de prédios do Poder Público municipal.
Aulas iniciam no dia 4
A Secretaria de Assistência Social garantiu cinco cursos para iniciar os trabalhos de capacitação no Espaço para Juventude. As aulas devem começar no dia 4 de julho. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no próprio Espaço de Referência para Juventude, na rua Darcy Vargas, 212, das 14h às 17h. Os interessados precisam apresentar uma Carta de Recomendação, emitida pelo Cras São Gonçalo ou pelas escolas da região; menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário